CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 19 de setembro de 2010

CHEGOU O CALOR, CHEGOU PROENÇA-A-NOVA

Depois de muito treino, e especialmente de muito divertimento, cá estamos nós preparados para as 12 Horas de Prença-a-Nova. Para uma duração menor fiz alguma transformações nos treinos, diminuindo um pouco mais a duração e aumentando mais a intensidade. Também era a primeira vez que ia competir numa prova de 12 Horas.

Desta vez não tive a companhia do meu pupilo Rui Batista pois ele é daqueles poucos que ainda trabalha neste país. No entanto tive uma companhia de luxo, a Tina Maia assim como a Patrícia, o Bruno e o Mané Henriques.
Estamos no pino do Verão numa região do interior, com temperaturas mesmo para a época muito elevadas.






























Reservámos um bungalow para passarmos a noite de 6ª para Sábado e de Sábado para Domingo. Ficámos no parque de campismo de Isla de S. Carlos que também tem uma praia fluvial que é um espectáculo, só que usufruímos pouco de tudo isto visto que tínhamos que preparar tudo para a prova.











A equipa MOVEFREE


O espaço para as boxes era óptimo, espaçoso e com a particularidade de que o percurso passava mesmo à frente, não precisávamos de fazer nenhum desvio para fazermos os abastecimentos.







Eu e o Mané Henriques
Apesar de algumas lacunas que na maior parte das vezes até podem ser compreensíveis, neste aspecto a Organização estava de parabéns.
Depois de nos instalarmos fomos fazer uma volta de treino ao percurso, o calor era abrasador pois mesmo às 18H00 o termómetro marcava 36 graus.
O circuito em si era sóbrio, com de tudo um pouco, zonas mais técnicas, algumas partes onde se podia recuperar, nada de subidas demolidoras nem troços perigosos, apesar de como é natural numa prova deste género tínhamos que estar sempre atentos, mas nunca em grande tensão. Não há dúvida que o grande desafio iria ser o calor que se fazia sentir. Teria sido muito melhor que a prova se desenrolasse durante a noite como nos anos transactos mas, a organização auscultou as equipas inscritas que na sua maioria pediram para se realizar no horário das 12H às 24H. NO Problem!





Como tem sido habitual, começamos cedo a agruparmo-nos no ponto de partida, sem tensão, fomos chamados pela ordem na classificação. E partimos à hora exacta, 12Horas.


Como era de imaginar, a temperatura estava a aumentar e a preparar-se para atingir o seu pico. No meu computador, fiquei com a temperatura máxima de 48 graus, óbviamente quando passava ao sol.
Comecei como de costume de trás para a frente e correu tudo dentro do previsto apesar do calor intenso que provocava um desgaste suplementar , no entanto o António Girão não me deu qualquer hipótese, bem mais rápido numa prova mais curta que se adequava muito mais ao seu perfil, terminando em primeiro lugar e eu em segundo. Mantive a classificação mas agora com o António mais perto, ficando a discussão do Troféu de Masters adiada para Manteigas.
De Salientar todo o apoio que a Tina Maia e a equipa do Mané Henriques (Vitor e Eduardo) me deram mantendo-me sempre informado, bem alimentado e sobretudo muito bem hidratado.
No final o Mané ganhou a Geral, a Patrícia ficou em segunda na Classe e o Bruno terminou com um excelente 8º lugar na Geral, os meus puplios também estão de parabéns.
Por último, mas não menos importante, queria agradecer o apoio e as fotos da minha pupila Sara Silva que percorreu a pé todo circuito dando força a toda agente e tirando fotografias fantásticas.
Depois de arrumarmos tudo, ja estamos a preparar a na próxima prova, Manteigas em 2 e 3 de Outubro, onde tudo se vai decidir. Até lá!

ESIgrips




Para tentar minimizar a pressão e os impactos exercidos pelo guiador nas mãos, resolvi experimentar uns novos punhos que sairam agora no mercado, chamam-se ESIgrips e são feitos de silicone. Entrei em contacto com o João Marinho que representa a Nexplore mailto:joao.nexplore@gmail.com?subject=DOURO firma importadora deste material que, gentilmente me enviou um Kit para eu experimentar.


Muito fáceis de colocar, não escorregam mesmo molhados, não saem do sítio mesmo debaixo de chuva e têm a particularidade de terem uma superfície assimétrica com mais material especialmente na zona de contacto, até agora também me parecem muito resistentes, absorvem muito bem o impacto mesmo assim mantendo uma regidez quanto baste. Estou muito satisfeito tanto nos treinos, como nas provas e como tal, daqui vão os meus agradecimentos para o João Marinho e para a Nexplore pelo apoio prestado.

O QUINTAL DO MIGUEL PANCADARES





Recebi um email do Miguel Pancadares a comunicar que ele na companhia de uns amigos e com o apoio da Autarquia tinham marcado um circuito de BTT na Serra de Ota muito desafiante e divertido, oficialmente chama-se Rota do Castro mas o "Mike" chama-lhe "o meu quintal".
Resolvi ir experimentá-lo e fiquei bastante impressionado, bem marcado, com uma primeira parte muito técnica onde por vezes (muito poucas) é mesmo preciso desmontar, agora o divertimento é total sobretudo se se está bem preparado fisicamente. As marcações estão nos sítios certos, embora claro está seja preciso uma certa atenção. Não tem locais "perigosos" isto se usarmos o nosso bom senso.
Vou incluí-lo nos meus treinos técnicos e de força. Quem o quiser experimentar, basta dirigir-se à Loja R-BIKES em OTA e pedir ao Miguel as informações necessárias. Fiquei "Fan", obrigado Miguel e equipa.

OBJECTIVO PROENÇA-A-NOVA

Acabada a Prova de Castelo Branco, já estou a pensar em Proença-a-Nova, e como tal vou voltar a fazer um treino de Base que me permite recuperar desta última prova e preparar-me para outra com características bem diferentes pois não é tão ajustada ao meu estilo, para 12 Horas tenho que elaborar um treino que me prepare para uma prova mais rápida.


Também nesta altura fui contactado pelo colega António "Mané" Henriques que está em 1º da Geral do PTopenCXR para o começar a treinar dentro do conceito "Powered by Pedro Maia". Óbviamnente que concordei e além de lhe prescrever os treinos também começamos a fazer alguns treinos em conjunto. Chegámos mesmo a fazer os treinos longos na planície Ribatejana, perto de Salvaterra de Magos. Foram treinos fantásticos, "muiiiiito" quentes mas excelentes para cumprirmos objectivos.


Entretanto e como a prova das 24 Horas do Jamor foi adiada para 18 e 19 de Setembro, a Patrícia Abreu e o Bruno Anjos, também começaram a treinar para Proença.